1. “a educação é um pilar
das sociedades modernas e o funcionamento e a organização do ensino
estão diretamente ligados e são uma das causas estruturantes do que são os
modelos de sociedade. Não é […] por acaso que, após o 25 de Abril, o modelo de
sociedade que é construído e que é inscrito na Constituição impõe como base
estruturante do seu funcionamento a criação do ensino universal, obrigatório,
responsabilizando, assim, por ele o Estado. Ora, por mais que o neoliberalismo
venda a ideia propagandística de que o Estado trava o desenvolvimento livre da
sociedade, o que a realidade histórica demonstra é que o papel do Estado é
central no desenvolvimento social” (São José Almeida, Público, 8 de Dezembro
2012, p. 49).
2. “nada substitui um bom professor. Os países com melhores
desempenhos atraem os melhores docentes para a profissão, asseguram formação ao
longo da carreira e, apesar de terem metas bem estabelecidas, dão-lhes
liberdade para lá chegar. […] Os professores têm de ser tratados como
profissionais de valor e não como meros técnicos de uma enorme máquina
educativa” (Relatório “The Learning Curve, Economist Intelligence Unit, citado
pelo Expresso de 8 de Dezembro 2012, p. 29)
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