quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

coisas praticamente sem interesse nenhum (II) ...

mesmo assim, e para quem estiver interessado, amanhã dia 5 vou apresentar uma comunicação, a 11ª e última este ano, no III Simpósio sobre os Paradigmas do Ensino do Instrumento Musical no Séc. XXI na Universidade de Évora.

A reflexão tem como título "O ensino do instrumento musical no século XXI - das problemáticas e dos desafios" em que partindo das características do exercício das profissões artísticas em geral e de músico (multiactividade, policentrismos, intermitência) defendo a ideia de que este tipo de formação se inscreve num território de fronteira situado entre diferentes tipos de culturas, modelos, estéticas e técnicas artísticas e musicais pelo que importa reolhar a formação superior e não superior deste tipo de profissionais atendendo aos tempos complexos, competitivos, incertos e paradoxais das sociedades contemporâneas ocidentais e à importância do desenvolvimento de competências multi-situadas onde a interligação entre a técnica, a criatividade, a pesquisa e a contemporaneidade se afiguram como alguns elementos pertinentes desta formação. Não esquecendo, como escreveu Madalena Perdigão em 1979, que se exige “ao artista de hoje, para além do domínio das técnicas do seu campo específico, uma compreensão profunda dos problemas inerentes à sua profissão e uma abertura de espirito relativamente aos outros campos de conhecimento e aos restantes campos de actividade” .

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